Definidas as novas regras para o Enem 2017

Novas regras agora do Enem estabelece que a prova seja feita em dois domingos seguidos, nos dias 05 e 12 de novembro. Essas mudanças foram feitas para que o aluno tenha o descanso necessário. Antes as provas eram realizadas no final de semana.

De acordo com o Ministro Mendonça Filho, essas mudanças também aconteceram devido a alunos que guardavam o sábado no período do sol e por isso acontecia de eles ficarem isolados em uma sala onde eram realizadas a provas do Enem, por 6 horas para que realizassem as provas no período noturno.

Entre as várias mudanças também são as provas que o primeiro domingo terá teste de linguagens, Ciências humanas, e por último a redação que terá cinco horas e meia a prova e já na segunda etapa do teste terá questões de matemática e ciência da natureza com duração de quatro horas e meia de prova.

Outras mudanças são que os resultados por escola, não serão mais divulgados como de costume, Candidatos com deficiência também poderão pedir tempo adicional para prova no ato de sua inscrição e não mais no dia da prova. Outra mudança importante é a personalização dos cadernos e cartões de resposta que continua sendo identificado por cores, mas também terá o nome do candidato e número de sua inscrição.

Para essas novas mudanças, foi feito uma consulta pública que foi realizada pelo ministério por entre os dias 18 de janeiro a 17 de fevereiro de 2017. Onde mais de 600 mil participantes votaram. Dia 10 de abril essas mudanças vão ser publicadas em portaria do ministério. Os estudantes terão os dias de 08 de maio e 19 de maio para realizar a inscrição e o resultado segundo com a organização será divulgado a partir dia 19 de janeiro de 2018.