Dicas e informações para a inscrição Sisu 2017

Separamos algumas dicas e informações para o candidato que pretende fazer a Inscrição Sisu 2017, destacando quem pode participar e quantidade de vagas.

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação onde os candidatos que realizaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) são selecionados por instituições públicas a uma vaga no ensino superior.

As inscrições serão entre os dias 23 e 27 de janeiro, sendo ofertadas 238.397 vagas para 131 instituições públicas do ensino superior. Agora as instituições podem exigir dos candidatos uma média mínima para todas as provas ou continuar a utilizar uma nota mínima para cada prova.

Para poder disputar uma das vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido nota válida na prova e concluir o ensino médio até a data da entrega dos documentos para as instituições.

As notas do Enem 2016 foram publicadas pelo MEC e o aluno já pode verificar a sua pontuação nas quatro provas, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, além da redação.

No Sisu participam Universidades Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O candidato poderá escolher até duas opções por instituição, mas o importante é que o candidato selecione a sua primeira opção como o curso desejado, pois será selecionado pela primeira opção e depois pela segunda. O candidao pode fazer a inscrição do Sisu 2017 no Portal do Sisu.