Dicas sobre o Seguro Desemprego 2017

O Seguro Desemprego é um auxílio temporário garantido em lei e tem o objetivo de auxiliar financeiramente o trabalhador dispensado involuntariamente sem justa causa. Quando o trabalhador está trabalhando com carteira assinada e recolhendo o PIS ou Pasep ele está garantindo este benefício.

Tem direito ao Seguro Desemprego trabalhadores formais e domésticos, trabalhadores formais com contrato de trabalho suspenso por participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador, pescadores profissionais e trabalhadores resgatado da condição semelhante à de escravo.

Para receber o benefício o trabalhador deve solicitar no SINE (Sistema Nacional de Emprego), SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou outros postos credenciados.

Após o trabalhador verificar se está dentro das condições exigidas para receber a assistência, pode retirar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas, transferência para uma conta poupança da Caixa ou em um dos terminais credenciados da caixa utilizando o Cartão Cidadão.

Os documentos necessários são: documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho, requerimento do seguro desemprego, documentos que comprovem os depósitos do FGTS e Termo de Rescisão de Trabalho.