Em torno de 23% das vagas do FIES não foram preenchidas em 2017

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), preencheu 115.445 vagas ofertadas de um total de 150 mil. Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o restante permaneceu disponível mesmo tendo mais uma rodada de ofertas das vagas que não foram preenchidas no processo regular, que terminou dia 22 de maio.

Para ter direito ao FIES, atualmente é necessário que o candidato tenha participado do Enem a partir de 2010 e tenha alcançado a média aritmética das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, não zerar na redação, que possua renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em faculdades particulares a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. Durante o curso o estudante terá que pagar, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, que se refere aos juros incidentes sobre o pagamento.

Após a conclusão do curso o estudante o estudante terá 18 meses de carência para daí começar a pagar o financiamento. Encerrado o período de carência o financiamento poderá ser pago pelo aluno em até três vezes o período financiado pelo curso.

Fies é um programa feito pelo Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, criado em 12 de julho de 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *