Inscrição Pronatec 2017: Inscrições estão abertas até o dia 18 de agosto

Pronatec 2017

As inscrições para o Pronatec 2017 (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do segundo lote estão abertas até o dia 18 de agosto. Neste lote são ofertados mais de 575 mil vagas gratuitas para cursos presenciais e a distância com duração de 160 horas.

O que é Pronatec 2017

O Pronatec é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011 e tem os objetivos de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Programa Brasil Profissionalizado, onde o governo federal repassa os recursos para o governo estadual para equiparem os laboratórios e construção, reforma e ampliação de escolas técnicas estaduais, Rede e-Tec Brasil, onde são ofertadas cursos técnicos de qualificação profissional, acordo para oferecer cursos gratuitos pelo SENAI, SENAC, SESI e SESC e Bolsa formação, onde o governo federal oferece cursos técnicos e de qualificação profissional em instituições que atuam nesta área.

Quem pode participar do Pronatec 2017

O Pronatec 2017 visa atender estudantes do ensino médio da rede pública, incluindo da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários dos programas federais de transferência de renda, estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou em escolas particulares com bolsa integral. Entretanto qualquer pessoa pode se matricular e concorrer a uma vaga.

Instituições participantes do Pronatec 2017

Nesta edição do Pronatec 2017 na categoria de bolsa formação estão participando as instituições  da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipal, fundações públicas principalmente dedicadas à educação profissional e tecnológica, instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR e SENAT), instituições de Ensino Superior, distrital e municipal com cursos técnicos e as IES privadas de educação profissional técnica de nível médio.

Cursos Pronatec 2017

O Pronatec 2017 está ofertando 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos e podem ser verificados na Guia do Pronatec de Cursos FIC e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. As vagas para os cursos presenciais são para as cidades de São Paulo, Bahia, Piauí, Maranhão e Minas Gerais.

Inscrição Pronatec 2017

Para participar do Pronatec 2017 e concorre a uma das 575 mil vagas nos cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional a distância, além de 1,6 mil vagas presenciais o candidato deve pesquisar as vagas de seu interesse e realizar o cadastro no Portal do Pronatec até o dia 18 de agosto. Maiores informações podem ser consultadas no Portal do Pronatec.

Calendário Pronatec 2017

As principais datas do Pronatec 2017 são as seguintes:

Até 18 de agosto – inscrições

28 de agosto – início das aulas

Fonte: portal.mec.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *