Juros do cartão de crédito rotativo continuam caindo

Segundo o BC (Banco Central) os juros do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas continuam caindo, chegando a menor taxa em dois anos, a 363,3% ao ano. Abaixo desta taxa foi registrado em maio de 2015, quando marcou 355% ao ano. Estes dados são referentes ao mês de maio, dois meses após serem definidas as novas regras da modalidade.

No mês de abril, já tivemos uma queda forte nos juros, mas ainda ficando acima dos 400%. Essa queda juntamente com a redução da taxa de juros Selic, que está em 10,25% ao ano, fizeram com que os consumidores tivessem uma queda na taxa média de juros cobrada.

A regra feita pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), no mês de janeiro é como parte da reforma microeconômica declarada pelo governo federal. As instituições bancárias tiveram que se acostumar com as novas regras e tiveram dois meses para isso, e transferiram os clientes que não conseguiram pagar o rotativo do cartão nos primeiros 30 dias para o crédito parcelado onde cobra taxas menores.

Cartão de Crédito

Cartão de Crédito

O que muda é que com essas novas regras o cliente que não conseguir pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, poderá fazer o pagamento mínimo de 15%, mas apenas um mês, na fatura seguinte o cliente não poderá repetir este processo.

A taxa de juros do cartão ainda é muito elevada e segundo o governo federal a expectativa é que a taxa continue caindo até um patamar de 245% ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *