Receita Federal paga lote multiexercício nesta segunda dia 15

Imposto de Renda

A Receita Federal realiza o pagamento do lote multiexercício de restituições do Imposto de Renda para os contribuintes que estavam em malha fina referentes aos exercícios de 2008 a 2017 e que regularizaram a sua situação. Para este lote multiexercício serão pagos mais de R$ 310 milhões, sendo a maior parte, 115 mil contribuintes, referente a restituição de 2017.

Restituição Imposto de Renda

A restituição pode ser consultada no Portal da Receita ou pelo Receitafone, pelo número 146, ou ainda pelo aplicativo da Receita que permite o acompanhamento da restituição. O valor da restituição do lote multiexercício do Imposto de Renda será creditado no dia 15 de janeiro utilizando como correção a taxa básica de juros da economia Selic.

O valor será creditado na conta bancária que o contribuinte informou no momento do preenchimento da declaração desde que a declaração tenha sido preenchida sem inconsistências e não tenha caído na malha fina.


Para quem não recebeu o valor da restituição do Imposto de Renda, poderá ir a uma agência do Banco do Brasil ou entrar em contato pelos telefones 4004-0001 para as capitais e 0800-729-0088 para as demais localidades.

Os valores da restituição ficarão disponíveis na conta do contribuinte durante um ano. Após esse prazo o dinheiro retorna para a Receita e o contribuinte deverá fazer uma solicitação pela internet.

Imposto de Renda

Restituição Imposto de Renda

Imposto de Renda – Cronograma de pagamentos

As restituições do Imposto de renda, estão programadas para serem pagas em sete lotes regulares, geralmente na segunda semana de cada mês, entre os meses de junho e dezembro. Além destes lotes são pagos lotes multiexercício.

Fonte: g1.globo.com