Saiba como solicitar a isenção da taxa do Enem 2018

Enem 2018

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou recentemente o edital do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste edital a data para solicitar a isenção da taxa de inscrição era do dia 2 de abril até o dia 11 do mesmo mês. Mas este prazo foi estendido até o dia 15 de abril de 2018. O Inep antecipou o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 para antes da inscrição pois no ano passado muitas pessoas que solicitaram a isenção não realizaram a prova.

Quem pode solicitar a isenção da taxa

Nesta edição do Enem 2018 é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição para os seguintes casos:

– Inscritos no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) que atingiram a nota mínima para a certificação;


– O candidato que está cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública;

– Candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou que tiveram bolsa integral na rede privada com uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Candidatos que declararam estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, segundo decreto número 6135 de junho de 2007 e que esteja cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Como solicitar a Isenção da taxa

O pedido de solicitação da isenção da taxa do Enem 2018 deve ser feito pela internet pelo portal do inep. Após acessar o portal do inep o candidato deve informar o seu CPF e a sua data de nascimento. Logo após o preenchimento do CPF e senha o candidato deverá responder ao desafio das figuras e clicar em enviar.

Na tela seguinte é informado as orientações de como proceder e o candidato deve ler, concordar e clicar em continuar. Na sequência é apresentado uma tela onde é apresentado automaticamente alguns dados do candidato (CPF, Nome completo, data de nascimento e nome da mãe). Em seguida o candidato deve informar o seu endereço e clicar em continuar.

A próxima tela é referente a situação do ensino médio onde o candidato escolhe a opção se já concluiu o ensino médio ou não. As próximas telas são referentes ao NIS (Número de identificação Social), confirmação das informações, questionário socioeconômico e contato.

As últimas telas para finalizar a solicitação são a criação de uma senha e ao resumo das informações. Após o candidato verificar estas informações e finalizar o processo é só clicar em “Enviar Solicitação”.

Após é apresentado uma tela de confirmação do registro da solicitação da isenção da taxa do Enem de 2018 onde o candidato poderá acompanhar o andamento da sua solicitação.

Resultado da solicitação de isenção da taxa

O período de solicitação de isenção de taxa de 2018 e a justificativa do Enem 2017 terminam no dia 15 de abril. No dia 23 de abril será divulgado o resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 e começa o período de recurso das solicitações.

Calendário do Enem 2018

02.04 a 15.04 – Período de solicitação de isenção da taxa do Enem 2018;

23.04 – Resultado da isenção;

23.04 a 29.04 – Recurso para garantia de isenção;

05.05 – Resultado da análise do recurso;

07.05 a 18.05 – Período de inscrição do Enem 2018;

04.11 e 11.11 – Realização das provas.

Palavras chave: Isenção Enem, Isenção Taxa Enem, Enem 2018, Inscrição Enem

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *